Você notou que, diferente das Copas do Mundo de Seleções e dos antigos Mundiais de Clubes, a edição de 2025 não tem jogo de terceiro lugar? Muita gente estranhou, e com razão! Por exemplo, o Fluminense, eliminado nas semifinais, não teve a chance de enfrentar o Real Madrid. Mas afinal, por que essa mudança?
A Decisão da FIFA: Priorizando o Retorno dos Clubes
A FIFA explicou de forma direta: não faria sentido colocar dois times para disputarem uma “medalha de bronze” em pleno mês de julho. A prioridade é que os clubes eliminados voltem para suas rotinas o mais rápido possível. Essa medida foi uma das “concessões” da entidade para convencer os grandes clubes europeus a participarem do torneio, tornando a competição mais atrativa e menos desgastante para eles.
Com isso, o Fluminense pôde retornar ao Brasil e focar em suas competições como o Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana. Já o Real Madrid conseguiu iniciar suas tão esperadas férias antes de começar a pré-temporada para LaLiga e UEFA Champions League de 2025/26.
É importante ressaltar que essa regra já estava clara no regulamento da Copa do Mundo de Clubes desde antes do início do torneio, sendo uma decisão da FIFA, independentemente dos clubes, países ou federações.
Finais em um Só Local: Mais Cuidado com os Atletas
Além da ausência do terceiro lugar, a FIFA também optou por realizar as semifinais e a grande final no mesmo local. O objetivo? Preservar os atletas na reta final da competição, considerando que eles estariam prestes a retomar suas agendas cheias. Por isso, os três jogos decisivos estão acontecendo em Nova Jersey, no famoso MetLife Stadium – o mesmo palco que receberá a final da Copa do Mundo de Seleções em 2026.
Neste domingo (13), Chelsea e PSG se enfrentam para decidir quem será o primeiro grande campeão do novo formato da Copa do Mundo de Clubes. A bola rola às 16h (horário de Brasília) e, em caso de empate no tempo normal ou na prorrogação, a taça será decidida nos pênaltis!
Tá muito bom acompanhar os Clubes. Pena que não tem time brasileiro na final. Mas tem jogador brasileiro!