24/04/2025 09:39

Quentin Tarantino: Uma Seleção Pessoal dos 10 Melhores Filmes

Quentin Tarantino

Convidamos você a se aventurar em uma jornada pelos dez filmes que, na minha humilde opinião, representam o melhor da obra deste mestre do cinema.

É importante ressaltar que esta lista é baseada em minhas experiências pessoais e preferências cinematográficas. Cada espectador possui uma bagagem única e interpretações distintas das obras de arte, o que torna o universo do cinema tão rico e diverso.

Sinta-se à vontade para discordar, concordar ou até mesmo complementar a lista com seus próprios favoritos! O importante é compartilharmos a paixão pelo cinema e celebrar a genialidade de Quentin Tarantino.

Prepare-se para revisitar clássicos atemporais, descobrir pérolas escondidas e se encantar com a grandiosidade e a criatividade que permeiam a filmografia deste cineasta excepcional.

10. Décimo Lugar

À Prova de Morte

À Prova de Morte (2007)

Dublê Mike é um ex-profissional da indústria do cinema e da TV que gosta de levar mulheres para passeios mortais em seu tempo livre. Ele modificou seu carro para que o veículo seja à prova de morte para o motorista. Enquanto provoca acidentes e as vítimas se acumulam, ele se salva sem praticamente nenhum arranhão. No entanto, Dublê Mike acaba encontrando quatro mulheres que não temem enfrentá-lo.

Onde assistir: PRIME VIDEO 

Diretor: Quentin Tarantino

Elenco: Kurt Russell, Rosario Dawson, Zoë Bell

Nossa Opinião: Longe de ser o melhor trabalho do espetacular Tarantino, “À Prova da Morte” é uma homenagem do diretor aos filmes de baixo orçamento das décadas de 70 e 80, o filme possui alguns erros meio bobos mas que foram deixados de propósito pelo diretor para realmente parecer uma obra de décadas passadas. O filme nos apresenta o brutal Kurt Kussel no papel principal e mulheres voluptuosas completam o elenco. Mais Tarantino que isso impossível. Suspense e ação na medida certa. Ótimo filme!

9. Nono Lugar

Kill Bill - Volume 1

Kill Bill - Volume 1 (2003)

A ex-assassina conhecida apenas como Noiva acorda de um coma de quatro anos decidida a se vingar de Bill, seu ex-amante e chefe, que tentou matá-la no dia do casamento. Ela está motivada a acertar as contas com cada uma das pessoas envolvidas com a perda da filha, da festa de casamento e dos quatro anos de sua vida. Na jornada, a Noiva é submetida a dores físicas agonizantes ao enfrentar a inescrupulosa gangue de Bill, o Esquadrão Assassino de Víboras Mortais.

Onde assistir: PRIME VIDEO

Diretor: Quentin Tarantino

Elenco: Uma Thurman, Sonny Chiba, Lucy Liu

Nossa Opinião: Uma Thurman é a Noiva, uma personagem sensacional e com suas motivações muito bem definidas, Tarantino nos apresenta um ótimo filme, a cenas de lutas meio exageradas ditam um tom mais divertido ao filme, destaca-se a cena em que a Noiva luta com centenas de homens de terno escuro, brilhante. Lucy Liu esta ótima como antagonista no filme, bem longe do insonso “As Panteras, 2000”.

8. Oitavo Lugar

Jackie Brown

Jackie Brown (1997)

Comissária de bordo trafica dinheiro a mando de um vendedor de armas. Quando dois policiais oferecem um acordo para que ela entregue o bandido, a mulher decide enganar todos os envolvidos, com um olho na liberdade e outro numa mala cheia de dinheiro.

Onde assistir: PRIME VIDEO

Diretor: Quentin Tarantino

Elenco: Pam Grier, Samuel L. Jackson, Robert De Niro

Nossa Opinião: Tarantino nos apresenta em “Jackie Brown”, 6 personagens distintos mas absurdamente bem elaborados, todos com o mesmo objetivo, meio milhão de dólares. Os personagens variam de uma aeromoça, um vendedor de armas, um ex presidiário, uma jovem sensual, entre outros. A obra possui um roteiro inteligente e muito bem escrito com reviravoltas a todo momento e um final surpreendente. Tarantino mais uma vez acerta na mosca!

7. Sétimo Lugar

Kill Bill - Volume 2

Kill Bill - Volume 2 (2004)

Noiva assassina é traída por antigo grupo e fica em coma por quatro anos. Quando acorda, procura vingança e mata seus companheiros um por um. Ao confrontar seu antigo mestre e amante, uma surpresa a espera.

Onde assistir: MAX

Diretor: Quentin Tarantino

Elenco: Uma Thurman, Sonny Chiba, Lucy Liu

Nossa Opinião: A Segunda parte de Kill Bill é um pouquinho melhor que o anterior pois nesse filme as ambições da Noiva (Uma Thurman) ficam mais claras e as dos demais personagens também. Seguem as lutas exageradas e empolgantes, não falta sangue no filme. O genial Tarantino mais uma vez dá aula de fazer cinema!

6. Sexto Lugar

Cães de Aluguel

Cães de Aluguel (1992)

Criminoso reúne seis bandidos para grande roubo de diamantes. Algo sai errado e um deles é ferido durante roubo e os bandidos precisam descobrir quem foi que os traiu, o que gera enorme tensão no grupo e enfraquece a todos.

Onde assistir: TELECINE

Diretor: Quentin Tarantino

Elenco: Harvey Keitel, Tim Roth, Michael Madsen

Nossa Opinião: Uma ideia simples e um filme simples também, porém nas mãos de Tarantino um mestre do cinema a obra simples se torna visceral e extremamente divertida. “Cães de Aluguel” o primeiro filme do diretor é espetacular, diálogos envolventes e personagens muito carismáticos ditam o tom da obra. Sensacional!

5. Quinto Lugar

Era uma Vez em... Hollywood

Era uma Vez em... Hollywood (2019)

Em 1969, Rick Dalton é um ator de TV em declínio que tenta voltar à vida de fama e sucesso em Hollywood ao lado de seu amigo e dublê, Cliff Booth. No processo, eles cruzam com muitas pessoas influentes da indústria cinematográfica, como os novos vizinhos de Rick, o casal Sharon Tate e Roman Polanski, e acabam se envolvendo involuntariamente com a família Manson.

Onde assistir: GOOGLE PLAY FILMES

Diretor: Quentin Tarantino

Elenco: Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie

Nossa Opinião: Muitos não gostaram de “Era uma Vez em… Hollywood” por talvez acharem que foi dado pouco destaque para a família Manson e o assassinato de Sharon Tate, mas na minha opinião o filme não é sobre isso, o foco principal é a evolução do cinema na época e as dificuldades do ator Rick Dalton (Leonardo Di Caprio) de aceitar essa transição. Uma pareceria genial de Di Caprio e Brad Pitt, diálogos envolventes, uma das características marcantes do diretor, a obra é uma viagem no tempo para os amantes do cinema. Simplesmente espetacular!

4. Quarto Lugar

Os Oito Odiados

Os Oito Odiados (2015)

Em busca de abrigo para se proteger de uma nevasca, dois caçadores de recompensas, um prisioneiro e um homem que alega ser xerife conhecem quatro estranhos.

Onde assistir: GOOGLE PLAY FILMES

Diretor: Quentin Tarantino

Elenco: Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Jennifer Jason Leigh

Nossa Opinião: Mais um ótimo filme de Quentin Tarantino, aqui o diretor da sua colaboração a um subgênero que gosto muito: Faroeste. Mas não é um simples faroeste, é um faroeste na neve. Com mais um roteiro brilhante, personagens minuciosamente bem elaborados, atuações perfeitas de todo o elenco, e o diálogos? O grande destaque do filme são o desenrolar das conversas dos personagens dentro de ambiente pequeno e fechado. O filme é brilhante em todos os sentidos.

3. Terceiro Lugar

Django Livre

Django Livre (2012)

No sul dos Estados Unidos, o ex-escravo Django faz uma aliança inesperada com o caçador de recompensas Schultz para perseguir os criminosos mais procurados do país e resgatar sua esposa de um fazendeiro que força seus escravos a entrarem em competições mortais.

Onde assistir: NETFLIX

Diretor: Quentin Tarantino

Elenco: Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio

Nossa Opinião: Django Livre é absurdamente fantástico. Tarantino nos apresenta de inicio dois personagens sensacionais Django (Jamie Foxx) e o Dr. King Schultz (Christoph Waltz) esse segundo com o merecidíssimo Oscar de melhor ator coadjuvante, em uma trama para capturar criminosos e buscar a esposa de Django, uma escrava que tinha sido vendida, até esse ponto o filme já estava perfeito, mas Tarantino é um gênio e nunca subestime um gênio. Eis que da segunda metade do filme para frente surgem mais dois personagens memoráveis Calvin Candie (Leonardo DiCaprio) e Stephen (Samuel L. Jackson) era a cereja do bolo, com diálogos sensacionais, cenas incríveis como a do jantar onde todos estão a mesa e uma tensão enorme se desenrola. Tudo perfeito, feito nos mínimos detalhes. Uma Obra de Arte!

2. Segundo Lugar

Pulp Fiction - Tempo de Violência

Pulp Fiction - Tempo de Violência (1994)

Assassino que trabalha para a máfia se apaixona pela esposa de seu chefe quando é convidado a acompanhá-la, um boxeador descumpre sua promessa de perder uma luta e um casal tenta um assalto que rapidamente sai do controle.

Onde assistir: NETFLIX

Diretor: Quentin Tarantino

Elenco: John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman

Nossa Opinião: Um espetáculo! Pulp Fiction é mais uma obra memorável do mestre Quentin Tarantino, com uma trilha sonora espetacular, seu roteiro incrível e o desempenho grandioso de todo o elenco. Cenas memoráveis e acreditem, são muitas nesse filme. O filme apresenta histórias paralelas e não linear coisas que só diretores geniais são capazes de fazer com perfeição. John Travolta ressurge para carreira nesse filme com uma atuação fantástica e uma parceria perfeita com Uma Thurman e com Samuel L. Jackson. E tem a hilária história do relógio contada pela lenda do cinema Christopher Walken em poucos minutos de cena. Tudo em Pulp Fiction é sensacional, uma verdadeira Obra de Arte!

1. Primeiro Lugar

Bastardos Inglórios

Bastardos Inglórios (2009)

Durante a Segunda Guerra Mundial, na França, judeus americanos espalham o terror entre o terceiro Reich. Ao mesmo tempo, Shosanna, uma judia que fugiu dos nazistas, planeja vingança quando um evento em seu cinema reunirá os líderes do partido.

Onde assistir: NETFLIX

Diretor: Quentin Tarantino

Elenco: Brad Pitt, Mélanie Laurent, Christoph Waltz

Nossa Opinião: Já me perguntaram algumas vezes qual o melhor filme do Tarantino e eu respondo Bastardos Inglórios e não Pulp Fiction e eu explico o motivo com apenas um nome: Christoph Waltz. Waltz da vida a Hans Landa um dos maiores personagens já feitos no cinema na minha opinião e o ator simplesmente da um show de interpretação. O filme é divididos em “Atos” e no primeiro deles Landa interroga um fazendeiro francês, a maneira como Tarantino dirige a cena e escreve os diálogos em conjunto com a atuação de Waltz fazem da cena uma das melhores já produzidas no cinema. Brad Pitt também brilha como o Tenente Aldo Raine que comanda os bastardos caçadores de nazistas de forma cruel, empolgante e muito criativa. Tudo no filme é perfeito, Tarantino faz um filme dentro do seu próprio filme o “Orgulho da Nação” com personagem Fredrick Zoller (Daniel Brühl). E Bastardos Inglórios tem um final perfeito, com um derramamento de sangue total que trasborda na tela do cinema, típico ato final de Tarantino. Outra Obra de Arte de um dos maiores cineastas de todos os tempos. Parabéns Tarantino e muito obrigado por essa filmografia fantástica!

Outros Artigos Semelhantes

Stanley Kubrick: Uma Seleção Pessoal dos 10 Melhores Filmes

Olivger Stone: Uma Seleção Pessoal dos 10 Melhores Filmes

Ridley Scott: Uma Seleção Pessoal dos 10 Melhores Filmes

David Fincher: Uma Seleção Pessoal dos 10 Melhores Filmes

Christopher Nolan: Uma Seleção Pessoal dos 10 Melhores Filmes

Roland Emmerich: Uma Seleção Pessoal dos 10 Melhores Filmes

Foto de Thiago Igor

Thiago Igor

Compartihe:

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
O mais novo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Maria Helena Guiname da Silva
Maria Helena Guiname da Silva
3 meses atrás

Adorei essa relação dos 10 filmes de Quentin Tarantino. Sou fã número um desse diretor. Gostei também dos resumos e das opiniões. Pra mim, é muito dificil dizer qual filme está em primeiro lugar, realmente não consigo, pois tudo do Tarantino é espetacular pra mim.

Tenha um Blog você também!

Não perca esta oportunidade incrível

Tenha um site Personalizado

Não perca esta oportunidade incrível!
plugins premium WordPress