Neste dia especial, 13 de maio de 2025, o mundo católico celebra com profunda devoção o Dia de Nossa Senhora de Fátima, recordando o dia em que, há mais de um século, em 1917, a Virgem Maria manifestou sua presença luminosa a três humildes crianças na Cova de Iria, em Fátima, Portugal. Lúcia dos Santos, com apenas 10 anos, e seus primos, os pequenos Francisco Marto, de 9, e Jacinta Marto, de 7, foram os privilegiados testemunhas de um evento que ecoaria através do tempo, marcando a fé de milhões de pessoas.
Desde aquele dia memorável, a reverência aos três pastorinhos e às mensagens transmitidas por Nossa Senhora de Fátima só cresceu. A fé dos devotos se fortaleceu na esperança de também sentir a presença da santa, como bem explica o frei Paulo César Ferreira, vigário do Convento da Penha:
“Aos devotos, neste dia se comemora a aparição de Maria Santíssima a três crianças, na cidadezinha de Fátima. Como estas aparições ocorreram, é difícil descrever, mas foi uma experiência muito intensa para estas crianças. Desde então, se manteve esta tradição. Muitas pessoas passaram a ser devotas, e em uma das aparições, a Virgem Maria teria pedido às crianças que rezassem com seus pais, pela conversão daqueles que não creem, relata.“
As Profecias de Fátima: Um Chamado à Conversão e à Paz
A história narra que a Virgem Maria confiou aos pastorinhos três segredos, conhecidos como as “Profecias de Fátima”, mensagens de profundo significado para a humanidade.
O primeiro segredo, uma visão aterradora do inferno, confrontava a realidade do sofrimento eterno e a urgência da conversão. Lúcia, uma das testemunhas oculares, descreveu vividamente a visão de demônios e almas atormentadas.
O segundo segredo trazia um alerta profético sobre a Segunda Guerra Mundial, um conflito ainda futuro na época das aparições da Primeira Guerra Mundial. A Virgem Maria teria mostrado aos pastorinhos imagens de uma conflagração ainda maior e feito um pedido crucial: a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria, como um caminho para a paz.
O terceiro segredo, revelado integralmente apenas no ano 2000, apresentava a imagem de um “bispo de branco” sendo atacado, uma visão que foi posteriormente interpretada como a premonição do atentado sofrido pelo Papa João Paulo II em 1981.
Segundo o vigário, a essência integral das mensagens reveladas a poucas pessoas reside na incessante busca pela paz mundial, um anseio constante no coração da Virgem Maria.
A ligação pessoal com Nossa Senhora de Fátima também marcou a vida do próprio frei Paulo César Ferreira, que descobriu sua vocação para o sacerdócio ainda na infância:
“Eu vi uma imagem peregrina, na minha cidade Caxambu, em Minas Gerais. Naquela época, me lembro da estrada de terra, das ruas iluminadas. As pessoas se preparavam para receber a santa em casa. Minha família ia receber e eu fiquei com a função de receber a santa com pétalas de rosas, jogadas de cima de um muro. Desde então comecei a rezar e não parei mais. O cheiro de rosas ainda me lembra daquele momento”, compartilha emocionado.
Neste Dia de Nossa Senhora de Fátima, elevemos nossos corações em oração, ecoando as palavras que nos foram transmitidas:
Oração de Nossa Senhora de Fátima
“Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima Vos dignastes revelar aos três pastorinhos Os tesouros de graças que podemos alcançar, Rezando o Santo Rosário, Ajudai-nos a apreciar sempre mais Esta santa oração, a fim de que, Meditando os mistérios de nossa redenção, Alcancemos as graças que insistentemente Vos pedimos Ó, meu bom Jesus, perdoai-nos, Livrai-nos do fogo do inferno, Levai as almas todas para o Céu E socorrei principalmente As que mais precisarem. Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós!“
Sou devota a Nossa Senhora de Fátima. Santinha rogai por nós. Agradecemos todas as graças alcançadas.