09/09/2025 15:53

O Clube da Picada: Por Que Os Pernilongos Amam VOCÊ (e Ignoram o Resto)?

O Clube da Picada: Por Que Os Pernilongos Amam VOCÊ (e Ignoram o Resto)?

Ah, o verão! Sol, praia, calor… e aquela zumbido infernal pertinho da sua orelha, seguido da inevitável coceira. Se você é da turma que levanta a mão e grita “Por que eu?!”, enquanto seus amigos (ou pior, seu par!) saem ilesos de um ataque de pernilongos, bem-vindo ao clube. Você não está sozinho nessa sina. Mas por que esses vampirinhos alados parecem ter um radar exclusivo para a sua pele? Prepare-se, porque a ciência (e um pouco de humor) pode ter as respostas!

A Ciência da Picada (e Por Que Você é o Alvo Favorito)

Já tentou de tudo para espantar essas criaturas? Repelente, velas de citronela, até orações? O pior é ver a pessoa ao lado intacta enquanto você parece um mapa de picadas. Não é perseguição (só talvez um pouquinho), é pura biologia! Confira as prováveis razões para você ser o “banquete” preferido da noite:

  • Você é um Atleta (ou Apenas Respira Fundo Demais!): Sabe aquele suor pós-treino ou o fôlego ofegante de uma risada gostosa? Quando nos exercitamos ou respiramos mais intensamente, liberamos mais dióxido de carbono no ar. E adivinha? O pernilongo tem um faro apuradíssimo para o CO2! Basicamente, você está mandando um “Venha aqui, estou fresquinho!” com cada expiração.

 

  • O Sangue Tipo “O” É o Preferido Deles: Se você tem sangue tipo O, sinto muito, mas a ciência está contra você. Parece que as proteínas presentes nesse tipo sanguíneo são um verdadeiro imã para os mosquitos. É como se seu sangue tivesse um sabor especial, uma espécie de “iguaria” para esses insetos. Os cientistas não sabem exatamente o porquê, mas os dados não mentem: tipo O, você é um alvo VIP.

 

  • Você É um Calorzão (Literalmente!): Não é só o calor do ambiente que importa, mas o calor do seu próprio corpo. Temperaturas corporais mais altas intensificam a emanação de odores corporais. E esses odores, meus caros, são como um banquete de aromas para os pernilongos. Quanto mais “quentinho” você estiver, mais atraente se torna.

 

  • Você Aprecia um Drink (e Eles Também!): Gosta de uma cervejinha ou um bom vinho? Cuidado! Parece que o consumo de álcool aumenta suas chances de ser “martirizado” por essas criaturas cruéis em cerca de 30%. Talvez o álcool altere seu odor corporal ou sua temperatura, tornando você um alvo ainda mais irresistível. A verdade é que, enquanto você relaxa, eles se preparam para o ataque.

 

Então, da próxima vez que um pernilongo escolher você na multidão, lembre-se: não é pessoal. É biologia, tipo sanguíneo, calor, e talvez aquele último drink. Aceite seu destino de “doador universal de sangue para mosquitos” e procure um bom repelente. Afinal, a guerra contra o pernilongo é uma batalha constante – e você, meu amigo, é o protagonista!

Foto de Thiago Igor

Thiago Igor

Compartihe:

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Tenha um Blog você também!

Não perca esta oportunidade incrível

Tenha um site Personalizado

Não perca esta oportunidade incrível!