24/04/2025 09:14

Sergio Leone: Uma Seleção Pessoal dos 6 Melhores Filmes

Sergio Leone: Uma Seleção Pessoal dos 6 Melhores Filmes

Sergio Leone: O Maestro do Faroeste Spaghetti e um Visionário do Cinema

Sergio Leone, um dos maiores cineastas de todos os tempos, revolucionou o gênero do faroeste com sua visão única e seu estilo inconfundível. Seus filmes, épicos e grandiosos, são verdadeiras obras de arte que transcendem o tempo e continuam a inspirar cineastas e cinéfilos ao redor do mundo.

Nesta lista, apresentamos os 6 melhores filmes de Sergio Leone, em nossa humilde opinião, uma seleção que celebra a genialidade desse mestre do cinema. Prepare-se para uma jornada inesquecível pelo Velho Oeste, com suas paisagens áridas, personagens icônicos e trilhas sonoras memoráveis.

Sergio Leone

Sergio Leone, em 1975.
Sergio Leone, em 1975.

Nascimento – 3 de janeiro de 1929 – Roma, Itália
Nacionalidade – Italiano
Morte – 30 de abril de 1989 (60 anos) Roma, Itália
Ocupação – Cineasta, produtor, roteirista
Atividade – 1959–1989
Cônjuge – Carla Leone

6. Sexto Lugar

Quando Explode a Vingança

Quando Explode a Vingança (1971)

No início da Revolução Mexicana em 1913, o bandido mexicano Juan Miranda e o idealista irlandês John H. Mallory, especialista em explosivos, se encontram com um grupo de revolucionários que estão planejando roubar um banco nacional. Quando se descobre que o governo vem usando o banco como esconderijo para presos políticos ilegalmente detidos, que são liberados pela explosão. Miranda se torna um herói revolucionário contra a sua vontade.

Onde assistir: YOUTUBE (grátis)

Diretor: Sergio Leone

Elenco: James Coburn, Rod Steiger, Romolo Valli

Nossa Opinião: Ótimo filme de Sergio Leone, “Quando Explode a Vingança” é uma obra atemporal com cenas muito bem produzidas e um realismo impressionante, diálogos muito bem escritos e desenvolvidos pelos ótimos atores James Coburn (A Batalha de Midway, 1976) e Rod Steiger (Waterloo, 1970). O filme se passa durante a Revolução Mexicana (1910 – 1920), o que faz da obra além de ótimo entretenimento, talvez, traga um pouco de aprendizado também. Sensacional!

5. Quinto Lugar

Por uns Dólares a Mais

Por uns Dólares a Mais (1965)

No Velho Oeste, um bandido assassino conhecido como El Indio e sua gangue estão aterrorizando e roubando os cidadãos da região. Com uma recompensa pela cabeça de El Indio, dois caçadores de recompensas, Monco e o coronel Douglas Mortimer, querem receber o prêmio. Após seu primeiro encontro, os dois homens se veem como rivais, mas acabam concordando em se tornar parceiros na procura do criminoso cruel.

Onde assistir: PRIME VIDEO

Diretor: Sergio Leone

Elenco: Clint Eastwood, Lee Van Cleef, Gian Maria Volontè

Nossa Opinião: O segundo filme da trilogia de Sergio Leone marca a parceria histórica no cinema entre Clint Eastwood e Lee Van Cleef, atuações monstruosas dessa dupla de atores são o grande destaque do filme, Gian Maria Volontè que interpreta o vilão “El Indio” também se destaca. Grande filme, bem escrito e muito bem produzido!

4. Quarto Lugar

Por um Punhado de Dólares

Por um Punhado de Dólares (1964)

Um pistoleiro chega numa cidade Mexicana que se encontra em guerra, San Miguel. Os dois grupos rivais notam que o forasteiro é muito habilidoso e cada um oferece uma proposta para ele ajudá-los na disputa. Ganancioso, ele acaba aceitando as duas propostas.

Onde assistir: PRIME VIDEO

Diretor: Sergio Leone

Elenco: Clint Eastwood, Marianne Koch, Margarita Lozano

Nossa Opinião: O primeiro filme de Sergio Leone e também porque não a estreia do super astro Clint Eastwood, Eastwood tinha feito apenas dois filmes antes desse mas em papeis de pouco destaque. “Por um Punhado de Dólares” é simplesmente sensacional, o filme não possui muitos diálogos, creio eu que pela dificuldade de parte do elenco com o idioma, mas isso não atrapalha em nada, na minha opinião engrandece ainda mais esta obra. “Por um Punhado de Dólares” é um marco no cinema mundial. Brilhante!

3. Terceiro Lugar

Era uma Vez na América

Era uma Vez na América (1984)

Em Nova York, alguns amigos crescem cometendo crimes e se tornam respeitáveis mafiosos. Todos eles são mortos, exceto um, fazendo com que o sobrevivente volte ao seu bairro de origem para descobrir o que houve.

Onde assistir: DISNEY+

Diretor: Sergio Leone

Elenco: Robert De Niro, James Woods, Elizabeth McGovern

Nossa Opinião: O último filme da curta, porém, extraordinária filmografia do gênio Sergio Leone. Desta vez Leone troca o Velho Oeste pela Nova York do início do século passado. Um filme brilhante em todos os sentidos, com quase 4 horas de duração o filme basicamente é dividido em duas partes, a primeira conta a infância e adolescência dos protagonistas, na segunda parte eles já são adultos com a entrada em cena de Robert De Niro e James Woods, com atuações extraordinárias da dupla de astros eles ditam o tom da obra de forma primorosa. Um autêntico filme de mafia. Brilhante! Genial! Um espetáculo!

2. Segundo Lugar

Três Homens em Conflito

Três Homens em Conflito (1966)

Nos Estados Unidos, durante a Guerra de Secessão, um pistoleiro misterioso tenta trabalhar em conjunto com um bandido e um caçador de recompensas para encontrar um tesouro escondido. Os homens são obrigados a forjar uma difícil aliança visto que cada um conhece apenas uma parte da localização da fortuna. O problema é que nenhum deles tem a intenção de dividir a riqueza.

Onde assistir: PRIME VIDEO

Diretor: Sergio Leone

Elenco: Clint Eastwood, Eli Wallach, Lee Van Cleef

Nossa Opinião: “Três Homens em Conflito” encerra a fantástica “trilogia dos dólares” de Sergio Leone de forma espetacular. Uma verdadeira aula de cinema de Leone e atuações extraordinárias de todo o elenco. A duelo final entre os três protagonistas onde sem nenhum diálogo, só a troca de olhares, ao fundo a música tema do magistral Enio Marricone é uma das melhores cenas da história do cinema. Sensacional! Uma obra de arte!

1. Primeiro Lugar

Era uma Vez no Oeste

Era uma Vez no Oeste (1968)

Um pai e seus filhos são brutalmente assassinados pelo matador de aluguel Frank em virtude de suas terras serem a rota da futura estrada de ferro da região. No entanto, ninguém sabia que o homem, viúvo há seis anos, tinha se casado com outra mulher, Jill McBain, de Nova Orleans.

Onde assistir: NETFLIX

Diretor: Sergio Leone

Elenco: Henry Fonda, Charles Bronson, Frank Wolff

Nossa Opinião: Considerado “uma lição de cinema” por Quentin Tarantino, um filme “mítico” para John Carpenter e uma referência absoluta para todo cinéfilo que se preze, Era uma Vez no Oeste, de Sergio Leone, é simplesmente um dos melhores faroestes já feitos. Sergio Leone praticamente atinge a perfeição nesse filme, tudo, praticamente tudo é extremamente bem feito, os cenários, diálogos e as atuações, e por falar em atuação o que dizer das performances inacreditáveis de Henry Fonda e Charles Bronson, tocando sua gaita em diversas cenas, Claudia Cardinale interpretando a Jill também esta exuberante. E se não bastasse tudo isso a obra ainda tem a trilha sonora assinada por Enio Marricone. Um clássico! Inesquecível! Uma obra de arte!

Outros Artigos Semelhantes

Christopher Nolan: Uma Seleção Pessoal dos 10 Melhores Filmes

Roland Emmerich: Uma Seleção Pessoal dos 10 Melhores Filmes

Stanley Kubrick: Uma Seleção Pessoal dos 10 Melhores Filmes

Oliver Stone: Uma Seleção Pessoal dos 10 Melhores Filmes

Foto de Thiago Igor

Thiago Igor

Compartihe:

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
O mais novo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Maria Helena Guiname da Silva
Maria Helena Guiname da Silva
17 dias atrás

Nessa seleção de Leone, o meu preferido é Era Uma Vez na América.
Um filme extraordinário !

Tenha um Blog você também!

Não perca esta oportunidade incrível

Tenha um site Personalizado

Não perca esta oportunidade incrível!
plugins premium WordPress