A empresa gigante americana Meta, que é a empresa-mãe do Facebook, Instagram e Threads, anunciou recentemente que irá marcar todo o conteúdo de imagem ou áudio gerado por inteligência artificial (IA) para reforçar a luta contra a desinformação. A partir de maio de 2024, a Meta começará a marcar o conteúdo gerado por IA com a menção “Feito com IA”, ampliando o escopo para incluir vídeos, áudios e imagens.
Esses conteúdos serão identificados usando indicadores de imagem de IA de acordo com as normas da indústria ou se forem denunciados pelas pessoas que estão compartilhando esses conteúdos. Além das etiquetas visíveis, a plataforma da Meta também marcará os conteúdos com uma “marca d’água” digital invisível.
A empresa consultou seu conselho de supervisão e decidiu modificar as políticas de tratamento de conteúdos criados com IA, optando agora pela transparência e adição de contexto em vez de removê-los. Conteúdos que violem as regras estabelecidas serão retirados, mas a Meta confia em sua rede de verificadores de dados independentes para identificar conteúdos falsos ou enganosos gerados por IA.
Com o aumento do uso de inteligência artificial para gerar conteúdo, surge a preocupação com a disseminação de desinformação e manipulação. A Meta, assim como outras empresas como Microsoft, Google e OpenAI, está tomando medidas para garantir a autenticidade e transparência do conteúdo compartilhado em suas plataformas.